quarta-feira, 4 de julho de 2012

terça-feira, 3 de julho de 2012

Competências Mínimas do Condutor - ABETA

Para comemorar o primeiro ano do curso presencial de Competências Mínimas do Condutor, realizado no inverno de 2011, em Ponta Grossa - PR, onde eu e mais dois experientes guias de turismo, rodinei e mauricio, estivemos num aprendizado com outros guias e condutores do Paraná.
apresentações e dinâmicas
O curso abordou temas relacionados ao conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para que um condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura desenvolva suas atividades com profissionalismo, segurança, e gere experiências de qualidade aos turistas. O objetivo é disponibilizar as melhores práticas na atividade para a atualização destes profissionais a fim de nivelar o conhecimento daqueles que atuam como condutores no mercado.
expedição...
O curso é desenvolvido em total imersão com carga horária de 60 horas/aula distribuídas em 5 dias, sendo que nos 2 (dois) primeiros dias serão apresentados os referenciais teóricos, dinâmicas e exercícios em grupo na sala de aula, com apoio de recursos audiovisuais. Nos outros 3 (três) dias será realizada uma expedição em ambiente natural, na qual os alunos serão estimulados a assumir uma posição de coordenador e atuar desde o planejamento da rota, pontos de acampamento, preparação das refeições, condução da caminhada e acampamentos.
decisões em grupo - ombro a ombro
São utilizados como referência os requisitos mínimos estabelecidos na norma técnica ABNT NBR 15285 – Turismo de Aventura – Condutores – Competência de  Pessoal.
Aulas em campo, paisagem fantástica

aula cartografia
Durante todo o desenvolvimento do curso as dinâmicas e exercícios têm como foco o desenvolvimento humano e educação experiencial, que ativam o grupo e propiciam a troca de experiência, a construção coletiva do conhecimento, a prática das habilidades e estimulo às atitudes necessárias à boa conduta profissional.

Refeições controladas e feitas pelos próprios alunos.

9 h 30 P.M.

só assim pra vencer o frio...e secar as roupas
A parte boa.....

A parte melhor ainda...
aprendizado nas dificuldades...