segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cicloturismo em Castro

Aconteceu neste domingo (24) a 9ª edição da Pedalada em Castro. O evento contou com 74 participantes, que pedalaram 55 km nas localidades rurais do município.
 A saída ocorreu às 9h00 do Parque Lacustre com parada para almoço na tradicional festa de São Sebastião e retorno à cidade às 15 h.
Todo o percurso foi acompanhado pela equipe organizadora da Secretaria de Turismo que contou com dois carros, um caminhão e um micro ônibus, além de uma viatura e 3 guardas municipais.
 
Relato de dois participantes:
"Gostaria de parabenizar o excelente trabalho que a equipe teve na organização do evento, foi muito bom"
" No próximo estaremos aí novamente"

As fotos estão disponíveis na página do Facebook Castro Turismo

*com assessoria / Gabi Tur

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Turismo da região ganha cada vez mais destaque


Em 2015, a região deu um grande salto no turismo, movimentando a economia regional e gerando novos empregos
O turismo dos Campos Gerais foi movimentado durante o ano de 2015. Ações em diversas frentes fortaleceram a economia regional atrelada à atividade e inseriram definitivamente a região no cenário turístico Estadual e Nacional. Iniciativas como o Salão de Turismo dos Campos Gerais, a realização de eventos técnicos científicos e de gastronomia, bem como, certificações de empreendimentos turísticos geraram negócios em diversos municípios da região. O Parque Estadual de Vila Velha, principal atrativo dos Campos Gerais, chegou a atingir sua capacidade máxima no feriado da Independência.
“Apesar das dificuldades, nos últimos anos a região dos Campos Gerais teve um grande avanço no turismo, movimentando a economia regional e gerando empregos. No entanto, a atividade precisa ser vista com mais seriedade, especialmente, pelos órgãos públicos. É necessário aumentar o investimento no setor, vê-lo como estratégico para o desenvolvimento local”, afirma Douglas Costa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur).
Para Karen Kobilarz, gerente da Adetur, esse ano a Adetur Campos Gerais irá organizar debates com os candidatos a prefeitos sobre a temática do turismo, trabalhará o desenvolvimento do turismo rural, o gastronômico e o artesanato em âmbito regional.
Diversas ações foram destaque em 2015, como o troféu Profissionais do Ano 2014 da revista “Panorama do Turismo”, que reconhece profissionais que contribuem para o crescimento e consolidação do setor turístico do Paraná, a transmissão do “Projeto Folga na Região” apresentado em um telejornal para mais de 35 cidades; as “Caminhadas Internacionais da Natureza” que foi realizada em CASTRO, Sengés, Tibagi e Piraí do Sul que reuniu mais de duas mil pessoas, e eventos como a Agroleite em Castro realizado em outubro que atraiu 49 mil pessoas durante cinco dias de evento.
A gastronomia foi um capitulo a parte, Festivais de comida e bebida ficaram em evidencia na região, com destaque para o movimento de cervejas artesanais que vem ocorrendo em diversos municípios dos Campos Gerais. Vale lembrar também o significante tombamento do Pão no bafo como patrimônio cultural do prato típico de Palmeira.
‘Vila Velha’ continua sendo o principal atrativo turístico
Considerado o principal atrativo Natural dos Campos Gerais, composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como a famosa a taça, entre outras, chegou a atingir sua capacidade máxima de visitantes no feriado de Independência em setembro do ano passado. As visitas ao Parque ocorrem sempre das 8h30 às 17h30. Entretanto, a bilheteria funciona em horário diferenciado, fechando às 15h30. O local não abre às terças-feiras.
Salão de Turismo foi destaque
O Salão de Turismo dos Campos Gerais realizado pela primeira vez em Ponta Grossa em agosto do ano passado pela Adetur Campos Gerais em parceria com o Sebrae e o Convention & Visitors Bureau, colocou os atrativos turísticos da região na prateleira, recebendo visitantes de diversas cidades do Estado e também do Brasil, além de receber mais de 40 especialistas do setor, entre agentes e operadores turísticos e jornalistas. Em dois dias o evento teve um público de mais de cinco mil pessoas que reconheceram e passaram a valorizar a riqueza turística da região. A próxima edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece esse ano.

É PRECISO ACORDAR E AGIR...DISCURSOS SÃO LINDOS...AÇÕES SÃO MARAVILHOSAS...
*Que bom q a ADETUR tem acordado a região...falta os próprios municípios se mexerem em conjunto

Informações do Jornal da Manhã.