sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Caminhada, desafio, satisfação....comprometimento

Dentro de algumas horas estará acontecendo a nossa Caminhada...e digo nossa, porque não surgiu de uma simples idéia, imposição ou pose pra fotos, e sim antes da primeira edição teve muito trabalho e seriedade. Até que, em 2015 um conjunto de fatores, fez de nós capazes de uma organização que seguisse um dos princípios propostos, que é o envolvimento da comunidade como um todo, seja ela como figura publica ou privada. 
Quando foram abertas as inscrições, dois meses atrás, vivemos uma sensação de imediatismo, pois queríamos que chegasse logo “o dia 18”, enfim poderíamos de novo ter um bom publico passeando pelas estradas rurais de Castro, repetindo os elogios recebidos.

Mas por outro lado, gerou preocupações, pois nos deparamos, com algumas duvidas, sendo a principal delas...
Como vai ser?? Como fazer com que as pessoas saiam satisfeitas?
Com isso acabamos de certa forma, torcendo para que essa semana passasse devagarinho, assim como as segundas feiras.  
Creio eu que cada detalhe vai influenciar na temida satisfação dos participantes, visto que cada atividade está sendo organizada pensando no bem dos que vierem pra cá, mas sem interferir no dia dia dos próprios moradores, o que é um dos principais atrativos dessa caminhada.
Mas nenhum detalhe, nenhuma estrutura, trilha feita, estrada boa, paisagem, musica boa, comida melhor ainda...vai influenciar no sucesso desse evento, como o comprometimento e SATISFAÇÃO da comunidade de Terra Nova (e arredores), que realmente sentem se FELIZES E REALIZADOS por terem aceitado abrir as portas, porteiras ou colchetes, para receber seus 300 visitantes.


Espero de coração que todos aqueles que chegarem até a mesa da recepção para confirmar participação, volte algumas horas depois com suas expectativas ao mínimo atendidas, porém aposto que pelo esforço que esta sendo mostrado, essas expectativas serão superadas, assim como o numero de pessoas que em principio (eu) imaginávamos que chegaria somente a 200 pessoas...
Sendo assim, cabe a agradecer a DEUS, por nos tornar aptos e dignos de aproveitar as oportunidades que nos é apresentada...fazendo com que a parceria Publico x Privada seja uma realidade.

 “A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos”
Marcel Proust
                                   Tenhamos todos uma boa caminhada e novos olhares...

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Caminhada Internacional na Natureza - Circuito Terra Nova - Castro



E-mail:  turismocastro@gmail.com
Tel: 42 2122-5089    42 2122-5090

Distância: 14000 Metros
Duração: 180 minutos
Condição do terreno: Percurso com piso regular
Esforço físico: Esforço moderado
Orientação do percurso: Caminho ou sinalização que indica a continuidade
Severidade do meio: Moderadamente severo
Código ANDA/IVV: 1250
As inscrições começam à partir de 14-07-2016 ate 16-09-2016
Ponto de Encontro: Início da Caminhada: Clube Recreativo e Cultural 25 de Julho, Colônia Terra Nova.

CIRCUITO TERRA NOVA!
No decorrer de 1914 a 1918 a Alemanha foi o país que mais sofreu os horrores da Primeira Guerra Mundial. A agitação política e o colapso econômico resultante da crise inflacionária e da desvalorização do “marco alemão” demonstraram a fragilidade do governo. Nessa conjuntura, dois processos entrecruzaram-se: a concentração de riqueza e a pauperização do operariado e das classes médias que culminou com o desajuste social da população.
A ascensão do movimento nacional-socialista com Hitler à sua frente foi outra oportunidade para que os alemães descontentes deixassem seu país, buscando novas perspectivas de sobrevivência. Esta foi a situação de várias famílias, cujos membros partiram da Alemanha para o Brasil.
A formação da Colônia Terra Nova, iniciada em 1933, foi planejada pelo cônsul alemão Aeldert, em Curitiba, e pela República de Weimar, através da 'Sociedade Colonizadora no Estrangeiro'.
Os lotes da Terra Nova Garcez foram destinados às pessoas que vinham direto da Alemanha, e eram adquiridos ainda na pátria de origem. Algumas famílias de alemães chegaram em 1934 em Castro e formaram um 'núcleo étnico fechado'; cada família podia adquirir lotes com 12 alqueires de terras, assim divididos: oito alqueires de terra de cultura, no mato; dois alqueires de terra, para a localização da 'Aldeia', no campo; dois alqueires de pasto para o gado, no campo.
Cada uma das famílias vindas para Terra Nova trazia consigo as particularidades, usos e costumes de sua região, almejando enfrentar a luta pela sobrevivência, longe da terra de origem. As condições financeiras dos primeiros que vieram para Terra Nova, via de regra, eram muito fracas. Nos primeiros anos não havia com o que e como fazer dinheiro, pois não havia comércio, as lavouras eram diminutas e só se cultivava algo para o consumo da família.
Contudo, apesar de tantas dificuldades, muitas famílias superaram os obstáculos tornando possível a adaptação em terras do Brasil. Têm-se hoje em Terra Nova importantes instituições, como a 'Associação Cultural de Preservação da História e Ecologia de Terra Nova, o 'Clube Recreativo 25 de Julho', bem como a própria igreja, que têm o intuito de reavivamento das tradições que fizeram parte da cultura, da história e do imaginário social da Colônia.
Assim, a Colônia Terra Nova é uma legítima representante do passado alemão que predominou na memória coletiva e individual, e tem significativa participação no processo econômico e demográfico de Castro.
E você é nosso convidado para conhecer essa história. No percurso da caminhada será possível admirar a natureza, as casas dos primeiros colonos, propriedades agrícolas e muito mais. O Museu do Imigrante Alemão e a Igreja de Santa Terezinha também fazem parte do circuito. Você não vai ficar de fora, vai?

REFEIÇÕES
Café da manhã: R$ 15,00
Almoço típico Alemão: R$ 30,00
(CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO APENAS PARA QUEM CONFIRMOU E REALIZOU DEPÓSITO ATÉ 15 SETEMBRO)
Agencia Caixa Econômica Federal 0387 / operação 013 / conta 00044888-2 / em nome de Felizitas F. Maus (CPF: 192526769-53)
O comprovante de depósito IMPRESSO, deve ser apresentado no dia da caminhada!

No dia haverá barraquinhas de venda de artesanato, plantas ornamentais, geléias, ovos, bolachas, queijo de fazenda e muito mais!!!


CUIDADOS IMPORTANTES
Alonga-se ! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo !Beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada. Traga sua garrafinha de água!
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído.
Use tênis e roupas adequadas.